Biografias

fÁTIMA VIEIRA

Vice-reitora da Universidade do Porto

Fátima Vieira é Vice-Reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Marques da Silva e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da mesma universidade, onde leciona desde 1986. Tem vasta experiência de gestão de instituições culturais (Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, Casa-Museu Abel Salazar, Fundação Marques da Silva), académicas (foi membro do Conselho Geral da Universidade do Porto e Conselho Científico da FLUP; diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos) e de centros e projetos de investigação (Coordenadora do CETAPS / Porto; Investigadora Responsável por 4 projetos financiados pela FCT). Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016.

Fátima Vieira foi agraciada com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto em 2024; com a Medalha de Mérito Municipal – classe Cultural, Grau Ouro, da Câmara Municipal de Gaia em 2023; com o “Lifetime Achievement Award 2023”, atribiído pela Utopian Studies Society / Europe; com o “Larry E. Hough Distinguished Service Award” pela associação americana e canadiana “Society for Utopian Studies em 2013; e com o Selo Europeu das Línguas para o projeto que coordenou administrativamente “STETS-UP: Support for Teaching English in Primary Schools” in 2008 (o projeto foi considerado pela Comissão Europeia, em 2012, como “o melhor projeto português para o ensino de línguas dos últimos 10 anos”).

aRTUR sANTOS sILVA

Conselho de Curadores Fundação “la Caixa”

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1958-1963) e frequentou o Stanford Executive Program na Stanford University (EUA).

Foi diretor do Banco Português do Atlântico (1968-1975), Secretário de Estado do Tesouro no VI Governo Provisório (1975-1976), vice-governador do Banco de Portugal (1977-1978), fundador e presidente-executivo da Sociedade Portuguesa de Investimentos/Banco Português de Investimento (1981-2004), presidente do Conselho de Administração do BPI (2004-2017) e presidente honorário do BPI (desde 2017).

Foi administrador da Fundação de Serralves (1996-1998), presidente da iniciativa «Porto 2001: Capital Europeia da Cultura» (1998-1999), presidente da COTEC Portugal (2006-2009), presidente para as Comemorações do Centenário da República (2008-2011), presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música (2006-2012), membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa (2004-2009), presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2009-2012). Na Fundação Calouste Gulbenkian foi presidente do Conselho de Administração (2012-2017) e presidente do Conselho de Administração da Partex (2012-2017). Foi presidente do Conselho Consultivo das Fundações (2018-2025)

É membro do Conselho de Curadores da Fundação «la Caixa» (desde 2017) e presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (desde 2017).

Foram-lhe atribuídas a Grã-Cruz da Ordem do Infante (2004), a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (2011) e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (2017). Foi-lhe atribuída a Medalha de Honra, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto (2004), foi condecorado como Chevalier de la Légion d'Honneur (2010), e foi distinguido com doutoramentos Honoris Causa pela Universidade do Porto (2008) e pela Universidade Nova de Lisboa (2017).

fILIPE aLMEIDA

Presidente da Portugal Inovação Social

Filipe Almeida é Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade coordenadora da iniciativa pública Portugal Inovação Social, programa pioneiro na Europa que mobiliza fundos da União Europeia para promover a inovação social e dinamizar o investimento de impacto em Portugal. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e doutor em Gestão de Empresas pela FEUC. Autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano.

fRANCISCO pALMARES

Responsável de Investimento Fundação Ageas

É responsável pelo eixo de investimento da Fundação Ageas, coordenando a política de donativos e de investimento de impacto. Acompanha um portefólio de investimento de impacto de dois milhões de euros, distribuídos por mais de 10 organizações investidas, nas áreas da saúde, envelhecimento e exclusão social de pessoas com deficiência. Antes de ingressar na Fundação Ageas, esteve 10 anos na Fundação Calouste Gulbenkian enquanto gestor de projetos, promovendo a agenda de inovação social e de investimento de impacto, em estrita colaboração com a Maze. Tem uma licenciatura em Economia e um mestrado em Gestão obtidos na Nova SBE e uma pós-graduação em Data Science obtida na Nova IMS.

cARLOS aZEVEDO

Curador da Fundação Maria Cândida Vilares

O Carlos é, atualmente, docente na Católica Lisbon School of Business and Economics e Research manager no Yunus Social innovation Centre da Católica Lisbon School of Business and Economics. 

O Carlos é, igualmente, o ex-Presidente da Direção e ex-Diretor Executivo do IES-Social Business School, é fundador e antigo Presidente da Direção da ESLIDER-Portugal – Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil – e da ECULID-NETWORK – Rede Europeia de Líderes da Sociedade Civil. O Carlos trabalhou como investigador associado do INSEAD e como docente e investigador na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Foi, igualmente, Diretor Executivo da UDIPSS-PORTO (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto) – uma federação de 500 organizações sociais no distrito do Porto. Carlos é o autor de diversas publicações tais como “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”, “O Manual para Transformar o Mundo” e “Manual de Governo – o desafio da liderança na Inovação Social”.

Chefe de Divisão de Desenvolvimento e Inovação Social – Município do Porto.

hUGO tAVARES

Dirigente no Município do Porto, onde coordena o Centro de Inovação Social do Porto, estrutura que funciona como agente catalisador de sinergias entre a sociedade civil, os agentes económicos e os parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para o reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação social. Com cerca de 25 anos de experiência em funções dirigentes, tem trabalhado em políticas públicas, desenvolvimento social e modelos de governação colaborativa. É licenciado em Gestão, com pós‑graduações em Economia Financeira e em Avaliação e Gestão de Serviços, e formação executiva em Gestão Pública e de Organizações Sociais.

lILIANA rIBEIRO

Diretora Executiva IRIS

Diretora Executiva da IRIS Incubadora de Inovação Social. Formação académica em psicologia (licenciatura e mestrado), com especialização na área Social, do Trabalho e Organizações. ExecutiveMaster em Business Innovation. Formações executivas avançadas em gestão, empreendedorismo social, sustentabilidade, medição de impacto e design thinking. Antes de ingressar na IRIS, em 2017, trabalhou durante 10 anos numa ONG dedicada à criação e gestão de projetos, especialmente focados na área do impacto social e ambiental, intervenção comunitária e saúde mental.

nUNO cOMANDO

Diretor da Casa do Impacto

Nuno Comando é Diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e responsável pela Casa do Impacto, o Hub de empreendedorismo promovido pela SCML distinguido pelo Financial Times, que apoiou mais de 480 projetos de empreendedorismo nos últimos 7 anos. Com formação em comunicação e uma trajetória que cruza marketing, empreendedorismo e gestão, tem dedicado a sua carreira à promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios sociais e ambientais do país. Na equipa da Casa do Impacto desde a sua fundação em 2018, tem trabalhado para consolidar a Casa do Impacto como ponto de encontro de empreendedores, investidores, organizações e indivíduos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo para posicionar Portugal no mapa europeu do impacto e da inovação social.

iNÊS sEQUEIRA

Cofundadora e CEO da Rede Capital Social

Inês Sequeira, fundadora e CEO da Rede Capital Social, é uma líder experiente no setor de empreendedorismo e inovação social. Iniciou a sua carreira como advogada especializada em Direito Público em Sintra, antes de passar para funções na Câmara Municipal de Lisboa, onde ajudou a estabelecer o ecossistema de inovação da cidade.

Foi Diretora de Empreendedorismo, sustentabilidade e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo fundadora e Diretora Executiva da Casa do Impacto, o maior centro de empreendedorismo de impacto em Portugal, reconhecido pelo Financial Times como um dos principais hubs de startups da Europa focados em impacto.

É consultora de empreendedorismo e inovação na London School of Economics e fundadora e CEO da Rede Capital Social. A Rede Capital Social é pioneira em Portugal, estabelecendo a primeira rede de empresas e indivíduos que se organizam estrategicamente para resolver problemas sociais criando casos de sucesso de filantropia estratégica em Portugal.

Presidente do Conselho de Administração da Foundation Jos et Mimieke

lUÍSA fERREIRA

Maria Luísa Ferreira é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e doutorada em Economia Aplicada pela University of Wisconsin–Madison (EUA). Foi assistente na UCP e na Universidade Nova de Lisboa entre 1984 e 1988.

Desenvolveu a sua carreira internacional no Banco Mundial, na OCDE e no Banco Europeu de Investimento, onde trabalhou nas áreas da educação e da pobreza. Nos últimos 12 anos integrou o Instituto do Banco Europeu de Investimento — o braço filantrópico do BEI — dedicando‑se sobretudo ao empreendedorismo e investimento de impacto, inovação e sustentabilidade.

Atualmente, integra os órgãos sociais de várias organizações. É desde 2025 Presidente do Conselho de Administração da Fundação Jos et Mimieke e Presidente do Conselho de Inovação da IRIS. Desde 2020, é também membro do Conselho Consultivo da Konexio, uma ONG.

Desde maio de 2022, exerce ainda funções como Presidente do Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa.

mARIA oLIVEIRA

Diretora Executiva de Negócios da UPTEC

Maria Oliveira é a Diretora Executiva de Negócios da UPTEC e Co-Diretora do Executive Master in Innovation Strategy and Entrepreneurship da Porto Business School, onde também leciona. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas da transferência de tecnologia, empreendedorismo e gestão da inovação, desenvolveu a sua carreira em diferentes contextos institucionais, em Portugal e no estrangeiro. Ao longo do seu percurso, desempenhou funções em consultoria de inovação, liderou a U.Porto Inovação, foi visiting fellow na Boston University e Diretora Executiva do UTEN, uma componente do Programa UT Austin | Portugal.

É regularmente convidada como perita para a avaliação de projetos pelo European Innovation Council e pela European Research Agency, e participa frequentemente como oradora em conferências e seminários nacionais e internacionais sobre inovação, empreendedorismo e ecossistemas de startups.

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Maria Cândida Vilares

mAnuel david rocha

Manuel David Rocha é o Presidente da Fundação Maria Cândida Vilares, desde a sua instituição em 2023.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 1979, exerce a advocacia há mais de 40 anos. Foi solicitador, inscrito na Comarca do Porto, desde o ano de 1976 até Maio de 1982.

Desempenhou a sua atividade como advogado no contencioso do banco Crédito Predial Português (1977 a 1999). Foi sócio fundador na sociedade de advogados Manuel David Rocha & Associados, que constituiu no ano de 2003 e onde permaneceu até ao ano de 2023.

É, desde o ano de 2007, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Riopele - Texteis, SA.

Desempenha ainda, desde o ano de 1993, o cargo de Presidente do Conselho fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres.

Foi pós-graduado em Gestão para Juristas, na Escola de Gestão de Universidade Católica do Porto, em Janeiro de 2010.